LER_compreender_o_mundo.jpgQuando falamos em sala de aula que a leitura é uma atividade indispensável para nossa vida, é comum vermos alunos torcerem o nariz e reclamarem de que não gostam de ler, que ler é chato e outros comentários do gênero. No entanto, os alunos mal percebem que lêem o tempo todo, e que em qualquer atividade que envolva a linguagem, leitura sempre estará envolvida.

Aqui você encontrará textos que falam sobre a importância da leitura para a nossa vida. Leia, reflita e comente com os seus colegas.


"Ler pressupõe, em primeiro lugar, familiarizar-se com diferentes tipos de textos oriundos das mais variadas práticas sociais (em especial da literatura, do jornalismo, da divulgação científica, da publicidade).

Pressupõe também o desenvolvimento de uma atitude de leitor/a crítico/a, o que significa, entre outros aspectos, perder a ingenuidade diante do texto dos outros, percebendo que atrás de cada um há um sujeito, com uma certa experiência histórica, com um determinado universo de valores, com uma intenção".

(CARLOS ALBERTO FARACO)